domingo, 6 de maio de 2012

Desemprego



 Em pleno tempo de desenvolvimento observamos ainda as dificuldades e o grande número que comprova o desemprego em massa. Que  sempre foi dado como um assunto bastante abordado por um público diverso, e é uma constante situação com a qual temos de lidar. Nos dias atuais, tal fato é compreendido como um grande problema social, sendo caracterizado como: a falta de qualificação profissional; a formação educacional imprópria; a concorrência desigual com pessoas que vem de fora; e o desenvolvimento tecnológico. Tais causas, acabam acumuladas á outras que elevam cada vez mais esse problema.
   Analisamos com frequência, principalmente nas entrevistas de emprego, que entre 10 pessoas entrevistadas apenas 2 possuem algum tipo de qualificação profissional. Isso acaba sendo o principal motivo para a falta de oportunidade, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Essa exigência não se dá apenas por uma qualificação, mas também por uma educação de qualidade. Candidatos mostram erros graves como: o pouco entendimento sobre conhecimentos gerais, matemática e português. Esses erros são caracterizados pelos problemas das escolas, que sofrem com a falta de políticas públicas. Assim, desfavorecendo para uma formação apta, que posteriormente atinge os fatores do desemprego.
   Com este fato, a concorrência que vem de fora torna-se favorecida por estar mais qualificada, assim, preenchendo as vagas ofertadas. Podemos confirmar isto observando o mercado atual. Que é abrangente para pessoas de outros lugares, por justamente terem características colaboradoras. As empresas visam um empregado que seja a porta inicial para uma referência de qualidade e sucesso, transmitindo para os interessados a chamada ''boa fama''. Pois não importa se a pessoa contratada é alguém de perto, e sim que eleve a empresa para longe. No fim de tudo, uma boa formação e qualificação é o que prevalece. Sendo cobrada em diversos segmentos, seja em uma grande firma ou em apenas um simples comércio.
   Mas muitas vezes, tanta qualificação não garante uma vaga. As empresas atuais estão investindo em tecnologia cada vez mais, pois preferem investir nesses meios para não terem gastos com contratados e ainda com a qualificação dos mesmos. Já que, a falta de qualificação persiste fortemente. Pode-se citar as empresas de segurança e as industriais como exemplos disto. Equipamentos de segurança e máquinas, muitas vezes substituem um grande número de pessoas. Esse avanço é proporcional ás expectativas de quem ganha e de quem paga para ter, visando o seu crescimento financeiro e a preferência de quem adquire. Com esse tipo de avanço, a contribuição para o índice de desempregados crescer é indiscutivelmente confirmada.
   Tudo isso, torna-se realidade como principais causas para o desemprego no século XXI. Que ao contrário, deveria ser um acréscimo social de referência e não um grande problema. Simplesmente teremos de conviver com isso até que, talvez no futuro aconteça uma melhora. Melhora quem sabe dos tantos outros problemas sociais, que andam de mãos dadas extraindo de um, outro, e assim sucessivamente.
OBS: Esse texto foi feito a partir de uma redação que fiz. Foi acrescentado um pouco mais de conteúdo para se obter um artigo mais completo. Mas o conteúdo permanece de acordo e não foge de ser uma opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário