sábado, 26 de maio de 2012

Criminalidade Juvenil





  O crime em si já gera um tipo de aflição e medo. Mas quando se fala em crime cometido por jovens, gera uma revolta para quem presencia e ainda mais rivalidade entre os que cometem. Nossa sociedade é cercada por conflitos, problemas sociais e ainda tende a enfrentar a criminalidade juvenil. Infelizmente estamos forçados a ver todos os dias o crime crescer. Isso por conta do número de jovens incluídos nesse mundo.

  A indústria do tráfico é a mais responsável por esse tipo. O jovem logo cedo entra para o mundo do crime por escolha, influência, pressão ou até mesmo por condições psicossociais como a pobreza ou o esfacelamento das relações familiares. Esse conjunto de fatos é presenciado todos os dias nos noticiários locais. O jovem apreendido ou preso tem o direito de dar a sua versão, e como sempre, todos dizem o mesmo.

  Já não é novidade ter algum jovem em delegacias ou atuando fora praticando delitos. Mas, não vamos levar a criminalidade pelo fato de só cometer crimes. Pode-se também relacionar violência com álcool. Sob o efeito de bebidas, jovens se tornam mais agressivos e corajosos, envolvendo-se em brigas em casas noturnas, bailes funks ou outros espaços públicos de aglomeração. Alguns portam armas de fogo clandestinamente, outros portam armas brancas. Envolvendo-se em brigas, acabam por serem vítimas letais.  

  Com isso, é difícil prever algo bom, algo que melhore essa questão. Quando se fala em possíveis soluções para o crime na juventude, há de se considerarem dois aspectos. Um primeiro aspecto é a da prevenção à criminalidade, e um segundo aspecto é o tratamento direto com esse problema. Como por exemplo: a redução de danos com a capacidade de corrigir de forma que não agrave a situação e as direções, que tomam o jovem e o crime por ele cometido ao passar pela justiça e profissionais que atuam diretamente com eles.

  A educação, sempre está na pauta de políticas públicas de prevenção ou redução. Essa compõe a base de trabalho com o jovem, para retirá-lo do mundo do crime ou do envolvimento com atos de violência ou dependências. Com um trabalho de parcerias, existem projetos que são capazes de mudar a realidade social do jovem na sociedade. Para quem sabe assim, diminuir o preconceito e dar novas oportunidades.

  Enfim, é preciso ainda a atuação de diversas áreas como: formação profissional, apoio social e o incentivo ao esporte. São consideradas áreas que tendem a ter programas e pessoas qualificadas para atuarem na prevenção da criminalidade juvenil. Mas que infelizmente sofrem com o pouco apoio da política. Já que, tudo se move á base de verbas que muitas vezes não são destinadas corretamente.

  O Brasil, felizmente não passa por problemas como: crises, guerras, terremotos, maremotos e nem está perto de ter a pobreza do continente africano. É um país privilegiado sim, mas que sofre infelizmente com um problema que afeta diversas áreas: a corrupção. Além de criar ricos e não riquezas, assim favorecendo para nascer uma geração de jovens que viverão á base do crime como um trabalho.


Um comentário:

  1. Sabrina está existindo um probleminha para a atividade blogueira que é cada vez comentarem menos os blogs. por uma lado é compreensivo existem muitos blogs, e muito já foi dito e comentado mas não é bem esse o caso ha sempre novidades e coisas que valem apena comentar e o pessoal se entrega a apatia, acho lamentável. suas palavras simples revelam o desperdício que cometemos com o nosso país tão abençoado. espero que a consciência, que alguns jovens como você começam a demonstrar, possam reverter essa nossa triste condição de sofrer por incompetência.

    ResponderExcluir