segunda-feira, 2 de abril de 2012

Excesso de Liberdade na TV


A liberdade de comunicação e expressão é muito útil para o nosso bem, da mesma forma de: comer, correr, estudar, trabalhar, descansar, etc, são igualmente úteis e importantes na vida de qualquer pessoa. No entanto, não podemos esquecer que: se exagerarmos em qualquer uma dessas atividades, elas tornam-se prejudiciais e danosas. Infelizmente, a maioria das emissoras de televisão vem confundindo a liberdade de expressar pensamentos e opiniões com a libertinagem pagã de expressar imoralidades e palavrões em qualquer tempo e em qualquer lugar. Os países desenvolvidos praticam a liberdade de expressar qualquer pensamento e opinião, mas respeitam os limites éticos, morais e familiares, que nós também deveríamos respeitar.
De fato, liberdade de expressão é benéfica a qualquer sociedade porque permite a participação de todos através do direito de apontar erros, reclamar, sugerir ou criticar. Sendo que, a partir dos anos 90, uma liberdade de expressão muito além da boa medida tem produzido efeitos colaterais bastante nocivos. A ausência de uma fiscalização governamental vem propiciando comportamentos cada vez mais irresponsáveis por parte das empresas de comunicação.
Observa-se que a televisão brasileira, visando altos ganhos financeiros, vem vulgarizando e estimulando o prazer inconsequente, a irreverência, o sensualismo, a imoralidade, a mentira, a infidelidade conjugal, a nudez e o desrespeito. Desrespeito ao corpo, ao próximo, à família e à boa formação da infância e juventude. Estes fatos vêm acontecendo porque o mercado de informação, notícias e entretenimento tem o poder e o marketing de iludir e assim fazer com que as pessoas firmem-se cada vez mais nesses sempre.
Além de tudo isso, alguns profissionais abusam de forma excessiva através dos meios de comunicação para beneficiarem a si mesmos. Projetando para as pessoas um lado irreal. Muitos aproveitam para se alto apresentarem antecipadamente para questões políticas. Desviando o verdadeiro foco e influenciando facilmente por conta do momento e por cima de assuntos de interesse geral. Esse é um dos vários problemas sociais do Brasil, que gera sim consequências negativas.
Apesar de tudo, existe sim um lado muito positivo do excesso de liberdade na TV. Pessoas podem revindicar seus direitos, os telejornais trazem informações importantes em imediato e alguns programas mostram as notícias sobre saúde, meio ambiente e política de forma clara. Mas esse lado positivo é trocado por um lado que visa mais a questão financeira e a briga por um 1° lugar, com uma grade de programação que trás justamente os lados negativos dessa liberdade de expressão. Que o público aceita facilmente e deixa de lado, aquilo que seria realmente importante e que traria um conhecimento a mais para si mesmo e ainda beneficiaria a sua família.

Um comentário: