sábado, 21 de maio de 2011

Cultura jovem

Cultura jovem é o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento e produções artísticas dos adolescentes e jovens adultos. Apesar de fragmentada e heterogênea, há certas características que diferenciam a cultura jovem da dominante, como a linguagem, o vestuário, os gostos artísticos. A classificação de cultura jovem por alguns sociólogos surgiu junto com a constituição da adolescência como um fenômeno social, logo após a Segunda Guerra Mundial.
A inserção dos adolescentes como uma massa com poder aquisitivo e com força social para consumir e produzir produtos culturais levou à constituição de um grande mercado voltado para uma cultura jovem, que se manifestou principalmente na música, moda, cinema e outras áreas da indústria de entretenimento.

Essa cultura pode ser observada no dia a dia. Cada vez mais a diversidade de gostos vem tomando conta da sociedade, em relação a número de jovens que  seguem as tendências de acordo com os meios e a forma de como é aceita.

Quanto mais aceita e divulgada, o número de jovens a aderir algum tipo de cultura é maior. Podemos ver que esse número vem crescendo, com um exemplo: observando que, em um lançamento de uma banda nova, quando mais divulgada, ela será aceita, isso acontece também nas chamadas ‘’tribos’’. Que vão crescendo a partir de quando um membro vai indicando para outros, e assim sucessivamente.

Tribo jovem ou tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas.


Existe um grande número de tribos jovens. Algumas das tribos jovens são:


* Baladeiros

* Emos

* Headbangers/Metaleiros

* Hippies

* Nerds: Geeks, Trekkers, Otakus e Afins

* Patricinhas

* Punks

* Skinheads



http://www.bayeuxemfoco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário