segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Paciência

A grande maioria das pessoas passa hoje a vida correndo de um lado para outro. Estamos em constante movimento e esperamos que tudo e todos que nos cercam também andem depressa. Qualquer ritmo mais lento nos deixa exasperados. Sofremos da “doença da pressa”. Outro nome bastante conhecido seria “impaciência”, muitas pessoas a possuem. Podemos notar os efeitos da doença da pressa ou impaciência em nossas rotinas ou simplesmente observando a pessoa mais próxima.
 A fúria no trânsito, a violência de todos os tipos, as explosões de raiva no trabalho, o divórcio, os gritos com os filhos e os afazeres as carreiras. Todos esses comportamentos e muitos outros podem estar relacionados pelo menos em parte, á falta de paciência. Para tudo na vida se tem o momento de espera, algumas coisas acontecem rápido demais, outras demoram. Mas sempre se tem o tempo como medida e sempre se irá esperar. Existem esperas curtas e longas, como a espera para nascer.
 
Passamos nove meses para nascermos. Esperamos o bastante para após isso querermos que tudo aconteça em questão de semanas, dias, horas, minutos e segundos. Pessoas estão adquirindo doenças por tanta falta de paciência, se preocupam em chegar atrasados em questão de segundos, parece que quanto mais depressa tudo anda, mais impaciente ficamos. Isso se torna um problema, porque a vida inevitavelmente nos impõe certo grau de atraso sob a forma de filas, engarrafamentos e sistemas de mensagens automatizadas, etc.

Sem paciência, não podemos aprender as lições que a vida nos impõe e não conseguimos amadurecer, e nem enfrentar situações independentemente. Com coragem, diálogo e mostrando postura firme e paciência. Se quisermos viver de forma mais intensa e tranquila, não fazendo tudo ás pressas. É fundamental praticarmos a paciência, com nos mesmos, com as pessoas mais próximas e com as grandes e pequenas causas da vida.


Podemos mudar nossa impaciência, o estresse, a ansiedade e o medo. Mudando de atitude, pois a paciência é uma característica humana capaz de ser fortalecida. Não se deve pensar que só você  é impaciente, é natural o ser humano querer tudo rápido, mas, é fundamental manter-se com postura firme, saber dialogar, para assim, diminuir a violência e passar bons exemplos para o próximo. Ter paz interior e não morrer mais cedo por algo passageiro. Jovens, crianças e adultos devem saber que ter paciência é simplesmente aproveitar cada dia e ganhar dias á mais sabendo esperar segundos.


A paciência de esperar é possivelmente a maior de todas: a sabedoria de plantar uma semente e saber esperar a árvore dar frutos é o primeiro passo sempre.

2 comentários: