segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Livros ou internet?


http://www.bayeuxemfoco.com.br/sabrina-cavalcanti/
Acompanhem o blog ''Mundo jovem'' no site Bayeux em foco.

Como já relatei antes, a Internet é um meio essencial sim. Mas que muitas vezes as pessoas se aprofundam muito e esquecem da realidade, deixando-se levar pela tão facilidade de acesso e as enumeras informações que são conseguidas rapidamente.
Nesse mundo moderno, digitalizado, virtual. Já proclamou muitas mortes, uma delas, das que mais assustam, é a morte do livro impresso. Buscar informações via Internet é um recurso interessante, muitas vezes extremamente importante; mas nada pode substituir a investigação, a pesquisa em várias fontes e a leitura.

A valorização exagerada, ou melhor, exclusiva, da informação encontrada na Internet (muitas vezes impressa diretamente, sem retoques, críticas ou comparações) pode prestar um desserviço à educação e ao conhecimento. É a substituição do conhecimento pela informação. Informação muitas vezes superficial e descartável, respondendo a uma necessidade imediata, como um trabalho de escola, por exemplo. 

Alunos de diversas idades e series, realizam seus trabalhos e pesquisas via Internet. O que geralmente causa, um conhecimento a menos do determinado assunto a ser estudado. E posteriormente, causando um índice de notas baixas e até uma suposta reprovação. É claro que depende também do método de ensino dos professores. Caso seja o contrário, o professor que exigi trabalhos escritos. Estará fazendo com que se aumente o conhecimento e a busca sobre os determinados assuntos. Assim, não haverá problemas futuros.

É normal substituirmos velhos objetos por novos. Acompanharmos as novas tecnologias e ingressarmos nesse meio. Atualizando e buscando se aperfeiçoar. Cada objeto que surge, seja ele para determinadas utilizações. Tem o objetivo de trazer para as pessoas a facilidade e menos tempo para utilizar. Assim, não precisando gastar tempo com os antigos. 

Mas é justo nesse caso ser da mesma forma com o livro, sendo substituído pela Internet? 

Depende de seus usuários e os métodos de vida de cada um. Uns preferem seguir todas as tendências novas e deixar a Internet como um meio permanente. Outros preferem ser tradicionais e manter métodos antigos como os livros. Tudo se relaciona ao tempo, trabalho corrido, estudos, vida pessoal, e imprevistos do dia a dia. Tudo está dividido em um mundo moderno, mas que não deixa de ter tradições.

Pois mesmo com toda a tecnologia do mundo, muitas vezes ao procurarmos algo que será importante e que queremos mostrar diferença e individualidade. Só encontraremos nos livros. Por isso, o livro continuará sempre sendo utilizado, mesmo nas últimas horas. É assim que se percebe o valor e a importância, mesmo tendo enumeras formas que envolvam a Internet e meios tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário