sábado, 9 de abril de 2011

Reinhold Messner

                                                                                          
Apesar de quebrar todos os recordes de alta montanha, o maior montanhista de todos os tempos nunca esteve em busca deles. Seus objetivos sempre foram além... »»»
Maior nome do montanhismo mundial, Messner sempre foi adepto da filosofia do “aventurar-se onde ninguém nunca esteve”. Segundo ele, “longe dos caminhos conhecidos é onde os sentimentos e experiências resultam mais intensos”.
O primeiro encontro com as altas montanhas do Himalaia foi em 1970. 8 anos mais tarde fez a primeira escalada em uma 8 mil, sem oxigênio suplementar. “Queria ver se com minhas forças, minhas dúvidas, meus medos, era capaz de chegar a esse possível/impossível. Como homem, não como robô”. Após essa declaração, Messner chegou, também sem oxigênio suplementar, ao cume de todos os 14 picos do planeta com mais de 8 mil metros de altitude. Estava lançada a era de uma das maiores polêmicas do montanhismo: Usar ou não O2 engarrafado nas altas montanhas?
Mais do que recordes ou heroísmo, o maior legado de Messner são os ensinamentos tirados de cada escalada. Alguns dos melhores estão no livro “Premier Vencedor de Los 14 Ochomiles”, onde ele diz: “O montanhismo não pode se expressar em recordes ou números. Eu tive sorte. Os deuses foram misericordiosos comigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário