segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O conformismo


 Como sou  leitora dos livros de Augusto Cury, resolvi fazer um debate sobre um dos temas do livro ''O código da inteligência'' assim posso compartilha o meu entendimento e minha opinião ao mesmo tempo. 

O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas. O conformista se isola a si mesmo, impedindo o seu próprio eu de lutar e alcançar aquilo que deseja. Pessoas assim, encontramos no nosso dia a dia, mas não fazemos a mínima idéia de que sofrem com esse tal de ‘’conformismo’’.

O conformista acredita que todas as coisas são obras do destino, mero engano!. Repare em uma pessoa ativista, que se meche, enfrenta e vai em busca daquilo que mais se quer. Ela acredita que o destino é uma questão de escolha e decisão. Mas qual o motivo da existência disso?

Simplesmente as pessoas em geral, jovens e adultos se deixam tomar pela primeira queda, pela primeira perda, pelas primeiras dificuldades e os NÃOS da vida. Todo ser humano quer ser reconhecido, todo ser humano precisa escrever sua própria história. Mas tem medo de perder, assim tornando- se fraco e conformista. Mas tudo depende de decisões e atitudes, aquele que é conformista precisa olhar para si e reparar onde está, o que fez e o que é. Assim perceberá o quanto parou no tempo.

O mundo está cheio de pessoas fascinantes sim!. Mas que encontram-se escondidas no seu próprio interior. Existem jovens brilhantes, de capacidades múltiplas. Mas também são conformistas. Deixam o conformismo fazer parte de suas mentes como se fosse real, ele existe sim, toma as pessoas, anda junto, faz companhia, mas no fim não deixa você ser livre. Ele é tão irreal que a partir de uma decisão, uma atitude e uma força de vontade, ele se transforma em nada, deixa de existir porque do mesmo jeito com  que se deixou entrar em sua mente, ao deixar-lo sair ele se torna nada, irreal.

Jovens de todo o mundo e de todas as classe, se deixam levar ao mundo da droga, da bebida e da prostituição por conta dessa armadilha que está em nossa mente. Por pensarem não serem capazes de ir além, de conquistar sonhos e serem pessoas aceitas. Assim se entregam ao conformismo, algo tão irreal e tão nada, que é capaz de fazer qualquer um se tornar nada.

Algo tão simples de superar, mas que não se tem uma determinação para por um ponto final.

Acompanhem as postagens do blog '' mundo joven, por Sabrina Cavalcanti'' no site bayeux em foco: http://www.bayeuxemfoco.com.br/sabrina-cavalcanti/