sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O futuro da humanidade


Como sabem, sempre recomendo os livros que estou lendo. Atualmente estou lendo mais um livro de Augusto Cury, que é muito bom, por isso já estou na metade. Estou planejando ler outro dele, nem terminei anida esse. Mas enfim, recomendo novamente para todos.


O Futuro da Humanidade fala sobre a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina que ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao encontrar, em sua primeira aula de anatomia, a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco.
O Jovem calouro de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, que aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua sem identidade. Revoltado com a situação, Marco Pólo sai à procura de informações sobre esses personagens aparentemente sem passado, e nessa jornada encontra o excêntrico Falcão, um mendigo que conhece a fundo a mente humana. Apesar da difícil situação em que vive, com seus sonhos frustrados, futuro desfeito e esperanças perdidas, Falcão recupera a sua alegria inata ao conviver com o jovem sonhador.
Surge uma amizade entre os dois personagens, a identidade de um dos corpos mutilados nas aulas de anatomia é revelada por Falcão como um ilustre cientista médico que num acidente havia perdido toda a família e a partir daí tinha deixado sua carreira e se tornado um mendigo que terminou morrendo no anonimato. A revelação cai com uma bomba na faculdade onde o atual professor só então percebe a semelhança dos traços do corpo inerte com o antigo fundador daquela universidade.
Anos depois, Marco Pólo já recém formado em Psiquiatria, estimulado pelo amigo enfrenta uma grande batalha contra professores e médicos de renome internacional, tentando mudar a abordagem clássica da psiquiatria e os paradigmas da medicina. Ele desafia profissionais de renome para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação ? e menos remédios.
Ele utiliza a força do diálogo e da psicologia, e acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive. Esse livro representa a luta contra as injustiças e a força de um jovem corajoso, dotado de uma imensa paixão pela vida e pelas pessoas. O Futuro da Humanidade nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia. Sua linguagem é clara, seus conceitos apresentados de forma simples, nos fazem refletir sobre o rumo que a sociedade está tomando.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Livros ou internet?


http://www.bayeuxemfoco.com.br/sabrina-cavalcanti/
Acompanhem o blog ''Mundo jovem'' no site Bayeux em foco.

Como já relatei antes, a Internet é um meio essencial sim. Mas que muitas vezes as pessoas se aprofundam muito e esquecem da realidade, deixando-se levar pela tão facilidade de acesso e as enumeras informações que são conseguidas rapidamente.
Nesse mundo moderno, digitalizado, virtual. Já proclamou muitas mortes, uma delas, das que mais assustam, é a morte do livro impresso. Buscar informações via Internet é um recurso interessante, muitas vezes extremamente importante; mas nada pode substituir a investigação, a pesquisa em várias fontes e a leitura.

A valorização exagerada, ou melhor, exclusiva, da informação encontrada na Internet (muitas vezes impressa diretamente, sem retoques, críticas ou comparações) pode prestar um desserviço à educação e ao conhecimento. É a substituição do conhecimento pela informação. Informação muitas vezes superficial e descartável, respondendo a uma necessidade imediata, como um trabalho de escola, por exemplo. 

Alunos de diversas idades e series, realizam seus trabalhos e pesquisas via Internet. O que geralmente causa, um conhecimento a menos do determinado assunto a ser estudado. E posteriormente, causando um índice de notas baixas e até uma suposta reprovação. É claro que depende também do método de ensino dos professores. Caso seja o contrário, o professor que exigi trabalhos escritos. Estará fazendo com que se aumente o conhecimento e a busca sobre os determinados assuntos. Assim, não haverá problemas futuros.

É normal substituirmos velhos objetos por novos. Acompanharmos as novas tecnologias e ingressarmos nesse meio. Atualizando e buscando se aperfeiçoar. Cada objeto que surge, seja ele para determinadas utilizações. Tem o objetivo de trazer para as pessoas a facilidade e menos tempo para utilizar. Assim, não precisando gastar tempo com os antigos. 

Mas é justo nesse caso ser da mesma forma com o livro, sendo substituído pela Internet? 

Depende de seus usuários e os métodos de vida de cada um. Uns preferem seguir todas as tendências novas e deixar a Internet como um meio permanente. Outros preferem ser tradicionais e manter métodos antigos como os livros. Tudo se relaciona ao tempo, trabalho corrido, estudos, vida pessoal, e imprevistos do dia a dia. Tudo está dividido em um mundo moderno, mas que não deixa de ter tradições.

Pois mesmo com toda a tecnologia do mundo, muitas vezes ao procurarmos algo que será importante e que queremos mostrar diferença e individualidade. Só encontraremos nos livros. Por isso, o livro continuará sempre sendo utilizado, mesmo nas últimas horas. É assim que se percebe o valor e a importância, mesmo tendo enumeras formas que envolvam a Internet e meios tecnológicos.